Nossa História

O Projeto Saúde Solidária foi idealizado pela Dra. Iracema Queiroz Ribeiro com o apoio do Rotary Clube São Paulo Cambuci.

Nascida na região ribeirinha do Pará, Iracema conheceu de perto a dificuldade da população em ter acesso à serviços de saúde pública.

O tempo passou, Iracema cresceu, foi para São Paulo estudar. Formou-se médica. Doutora Iracema. Sonho realizado! Mas ainda faltava alguma coisa para seu sonho ser completo...

Faltava ajudar aquelas pessoas com quem convivera e não tiveram a mesma oportunidade que teve. Passaram-se anos e os problemas continuaram.

Foi então que teve uma ideia: Juntar alguns amigos e médicos e ir para a região onde nasceu e cresceu, para prestar atendimento médico àqueles que não têm condições de acesso à saúde pública.

Assim em Julho de 2011  nasceu o projeto Saúde Solidária. Agora sim, um sonho realizado

2018

A comunidade Ribeirinha da Ilha de Iracema em Portel, local de nascimento da Dra. Iracema fica 24 horas de barco da  capital Paraense. Nesse região milhares de famílias ribeirinhas vivem às margens do Rio Pacajá

São locais de difícil acesso que carecem de todo tipo de atendimento médico

Anualmente  o Projeto Saúde Solidária vai para  região com uma equipe de voluntários para 3 dias de atendimento, levando  dentistas, ginecologistas, terapeutas, clínicos gerais, fonoaudiólogos além de orientações sobre temas relacionados a área da saúde e cidadania.

A  população ribeirinha sempre aguarda ansiosa  a chegada da equipe do Projeto Saúde Solidária   pois esse é o único atendimento médico e odontológico a que  tem acesso durante o ano.

Em 2018 o  Projeto foi realizado no período de 22 a 28 de julho   e estiveram presentes 874 pessoas e tivemos 784 atendimentos médicos, 176 pessoas atendidas nos consultórios odontológicos que geraram 971 procedimentos diversos, 230 crianças vacinadas, 286 participantes em palestras com 04 Temas  diferentes, 360 crianças atendidas em atividades lúdicas direcionadas, 27 atendimentos em acupuntura e fisioterapia, 53 exames PCCU, 41 testes da orelhinha, 91 atendimentos individualizados sobre Programa Sociais além da distribuição de kits de higiene bucal e medicamentos .

A atuação do Saúde Solidária gerou 5973 procedimentos realizados junto a população ribeirinha. No entanto, a população precisa de muito mais.

A Edição 2018  so foi possível pois contou com o patrocínio e apoios de empresas da comunidade.

Vamos ver juntos como foi a Edição 2018 do Projeto Saúde Solidária.

Viajamos de Belém para a Ilha de Iracema de Barco.

Ilha Iracema, Portel – PA

279 Km de Belém - 24 horas de barco

Viajamos no barco do nosso parceiro Sociedade Biblica do Brasil que é utilizado por eles para fazer várias ações sociais no Pará.

Depois de 24 horas de viagem chegamos a Ilha de Iracema.

Chegada dos Ribeirinhos